JAPURÁ RECEBE RECONHECIMENTO EM III PRÊMIO GESTOR PÚBLICO DO PARANÁ

Publicado em: 26/11/2015 08:54

De forma inédita, o prefeito Orlando Frazatto e a APMI – Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Japurá tiveram o trabalho reconhecido pelo III Prêmio Gestor Público Paraná 2015, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual em parceria com a Assembleia Legislativa e outras entidades governamentais.

A premiação entregue nesta terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa, reconhece gestores públicos que realizaram projetos inovadores, garantindo melhorias na qualidade de vida das comunidades em que foram desenvolvidas. Neste ano, o prêmio tinha como tema ‘Meio Ambiente: não temos tempo. O futuro é agora’.

O Município de Japurá foi agraciado com o Certificado de Reconhecimento pelo Projeto Habitacional do Residencial Ângelo Frazatto, programa viabilizado junto ao Governo Federal que destinou R$13.250.000,00 para a construção de 250 moradias destinadas para a população de baixa renda de Japurá.

Dentre as ações que foram reconhecidas pelo Prêmio Gestor Público é o relevante trabalho técnico social desenvolvido pelo Departamento de Assuntos Especiais e Departamento de Ação Social do Município de Japurá, que promoveu ações de caráter informativo e educativo, visando o desenvolvimento comunitário e a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários desse programa, priorizando incentivos através da Organização Comunitária, que estimula o desenvolvimento comunitário por meio do fortalecimento dos laços de vizinhança através das seguintes ações: a Educação Ambiental, abordada através da difusão de noções sobre higiene, saúde e doenças individuais e de coletividade; do Planejamento e Gestão do Orçamento Familiar abordada por meio da divulgação de informações sobre organização e planejamento do orçamento familiar e a racionalização dos gastos com moradia, dentre outros.

O Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público foi recebido pelo Vice-Prefeito Otávio e o Diretor de Departamento de Assuntos Especiais Adilson Rocha, que representaram o Município na solenidade de Premiação.

O Prefeito Orlando, que participou pela primeira vez do Prêmio Gestor Público, destacou que este reconhecimento o motiva ainda mais a continuar com projetos destinados à população. ”Fiquei contente pela possibilidade de analisar os outros premiados e perceber que estamos com muitos projetos em andamento, que certamente nos motivarão para que ano que vem estejamos novamente em Curitiba”, comenta o prefeito.. “Quando vejo tudo isso, tenho certeza de que vale a pena ser prefeito desta cidade”, afirmou.

Já o vice-prefeito Otávio agradeceu aos auditores-fiscais que colaboraram, de forma voluntária, com o processo de execução do Prêmio Gestor Público e a constatação sobre o alto nível dos projetos inscritos nesta edição. “Fica evidenciada uma crescente qualificação da gestão pública a serviço de nossa gente. São cada vez mais qualificados aqueles que se submetem ao crivo das urnas e correspondem com soluções inovadoras e criativas para as suas comunidades”, afirmou ele.

Os projetos selecionados passam a fazer parte de um banco de dados acessível aos gestores públicos para que possam ser multiplicados em todos os municípios do estado. Nesta edição do prêmio participaram 61 prefeituras, com 133 projetos nas mais diversas áreas de atuação, ultrapassando os números do ano passado, quando se inscreveram 49 municípios com 89 projetos. As premiações se distribuíram nas categorias Prêmio Especial, Prêmio Destaque Saúde, Prêmio Administração Tributária, Prêmio Tecnologia da Informação e Comunicação, Prêmio Gestor Público, Certificado de Reconhecimento e Menção Honrosa.

Os municípios vencedores deste ano – em ordem alfabética são: Alto Paraná, Arapongas, Assaí, Campo Largo, Capitão Leônidas Marques, Clevelândia, Cruz Machado, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guairaçá, Guarapuava, Ipiranga, Iporã, Itaipulândia, Ivaiporã, Japurá, Mandaguaçu, Mandaguari, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Maringá, Nova Esperança, Palmas, Paraíso do Norte, Pato Branco, Pérola, Quatro Pontes, Santa Mariana, Santa Terezinha de Itaipu, São Jorge do Ivaí, Telêmaco Borba, Ubiratã e União da Vitória.