MUNICÍPIO DE JAPURÁ PROMOVE CAMPANHA DE COLETA DE PILHAS E BATERIAS

Publicado em: 01/04/2016 16:45

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Japurá vem desenvolvendo campanhas de recolhimento de diversos materiais considerados prejudiciais ao meio ambiente. Depois da campanha de conscientização da coleta seletiva, agora é a vez das pilhas e baterias usadas, através da Coleta através dos Papa-Pilhas.

Nesses recipientes, as pilhas serão recolhidas e destinadas a um local adequado. Assim, contribuímos para uma adequada disposição desses materiais, cujos resíduos tóxicos representam um risco ao meio ambiente e à saúde pública.

Depositadas em lixões e aterros sanitários, pilhas e baterias podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, causando danos às pessoas e animais.

Com essa campanha, o Município de Japurá espera conscientizar as pessoas sobre a necessidade de dar uma destinação correta a esses materiais, reduzindo a quantidade de pilhas e baterias lançadas inadequadamente no meio ambiente.

A reciclagem será feita por uma empresa especializada e licenciada para realizar esse trabalho, sendo que o Município será o responsável pelos custos de coleta, transporte desses materiais.

O Papa Pilhas reforça as Práticas de Gestão, que buscam o engajamento da população na construção de uma sociedade melhor.

O objetivo desta campanha é recolher materiais que possuem substâncias químicas que prejudicam o meio ambiente, fazendo o descarte adequado, sem custo para a comunidade, através da destinação correto a este tipo de lixo.

A campanha de recolhimento de pilhas e baterias deu início no dia 28 de março com término no dia 10 de dezembro. A iniciativa é apenas uma das muitas práticas simples que podem contribuir para protegermos o meio ambiente.

Durante a semana, foram realizadas visitas aos estabelecimentos de ensinos no Município, onde foi realizado um trabalho de conscientização com os alunos.

Para a Diretora de Divisão de Agricultura e Meio Ambiente, Thaíza Michelan, falou sobre a importância da campanha e dos benefícios dela para a população. “Esse tipo de lixo deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis. Essas pilhas possuem substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água, além de provocar doenças como anemia, problemas neurológicos e, também, ao desenvolvimento de câncer”.

Para o prefeito Orlando Frazatto, a participação da população na Campanha é extremamente importante. “Não adianta o poder público realizar diversas ações de conscientização ambiental se não tivermos a ajuda da população. A cidade inteira precisa estar mobilizada nestes meses de programa para ‘jogarmos limpo’ com Japurá.”

O vereador Rafael Valim destacou a iniciativado Município. “Esperamos que nossa atitude de preservar o meio ambiente sirva de exemplo para outros municípios. Agindo com consciência, evitamos agressões ao meio ambiente e à comunidade, agora e no futuro”, informou o vereador.

Por isso, se você possui pilhas e baterias sem uso, descarte corretamente, utilizando o ponto de coleta junto à Casa da Cultura e nos Colégios Emílio de Menezes, Rui Barbosa e Irineu Batista Câmara, durante a campanha de recolhimento destes materiais. Faça a sua parte!

E, lembre-se! O lixo eletrônico deve ser sempre separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis (papel,plástico e metal).

Por que descartar pilhas e baterias adequadamente:

Baterias e pilhas contêm metais pesados altamente nocivos. Uma pilha jogada no chão, por exemplo, pode estourar e vazar líquido tóxico que acumula na natureza sem decomposição, causando danos irreversíveis ao meio ambiente e a saúde humana e animal.

As pilhas possuem substâncias como mercúrio e chumbo que contaminam o solo e atingem o lençol freático até chegarem aos nossos alimentos e a água que bebemos. Substâncias estas, que podem levar a anemia, problemas neurológicos e também ao desenvolvimento de câncer.