JAPURÁ INVESTE EM OBRAS DE READEQUAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO MUNICIPAL.

Publicado em: 26/01/2015 13:44

Em consonância com as exigências da legislação ambiental e em respeito à qualidade de vida da população, Japurá estará concluindo nos próximos dias as obras de readequação do Aterro Sanitário Municipal, dentre elas a construção de uma nova lagoa para tratamento de chorume. A iniciativa foi proposta pelo IAP/PR e faz parte da política de preservação do meio ambiente, implantada pela atual administração.

Cerca de R$ 35.000,00 foram investidos na construção da nova lagoa e nas obras de readequação do Aterro Sanitário que irão tratar, de forma adequada, o líquido escoado na decomposição do lixo orgânico do Aterro Sanitário.

Segundo o Secretário Municipal de Administração, Fernando Formigoni, a construção dessa nova lagoa irá evitar que o chorume contamine os recursos hídricos do município e região, além de prolongar a vida útil do Aterro Sanitário. “É uma medida necessária que vai melhorar a situação do Aterro, além de garantir a saúde pública e a preservação ambiental”, acrescentou.

O Prefeito Municipal Orlando Frazatto ressaltou que as intervenções realizadas no Aterro foram feitas por exigência do IAP/PR e Funasa e a atual administração age pela responsabilidade e pela ação correta nesta situação, valorizando o meio ambiente e obedecendo todas as normas técnicas exigidas.

Ainda segundo o prefeito Frazatto, a cidade agora possui um verdadeiro controle sanitário e mostra que, com trabalho e decisão, é possível realizar as ações necessárias. “A finalização dessa obra estava parada por falta de projeto e por pendências técnicas. Fizemos o projeto, resolvemos as questões legais e agora estamos aqui, entregando ao nosso Município essa iniciativa pioneira”, afirmou.

Já o vice prefeito Otávio Carvalho ressaltou que o Aterro Sanitário de Japurá estará totalmente preparado para realizar todo o tratamento de resíduos de forma adequada. “Certamente Japurá se destacará em relação a outros municípios ao seguir as normas da legislação ambiental e dar o tratamento correto ao chorume”, acrescentou. Com a implantação das lagoas, todo o sistema terá a licença necessária, respeitando as normas exigidas pela Legislação Vigente.