PREFEITO ORLANDO FRAZATTO ESPERA VIABILIZAR PRAÇA DIGITAL

Publicado em: 10/04/2015 10:03

O Prefeito Orlando Frazatto, encaminhou no dia 10.04.2015, junto à Câmara de Vereadores de Japurá, Projeto de Lei que Dispõe sobre normas gerais urbanísticas para a instalação de Estruturas de Suporte das Estações Rádio Base, Estruturas de Suporte para rede wireless de telecomunicações de dados, voz e imagem e equipamentos afins autorizados e homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações.

Caso seja aprovado, possibilitará ao Município o lançamento de projeto da Praça Digital em Japurá. Esse Projeto tem como objetivo incentivar o acesso à internet para toda população. A ideia leva ainda inclusão digital, possibilitando maior integração e diálogo com a população, uma vez que, a internet é uma ferramenta de acesso contínuo que possibilita integração e conhecimento aos usuários.

Com a aprovação desse Projeto de Lei, Japurá buscará através de um projeto de baixo custo, promover a inclusão digital para a população, através da disponibilização de sinal de internet aberta junto à Praça Brasil.

O prefeito Orlando Frazatto decidiu acrescentar a oferta do sinal Wi-Fi após ver a necessidade dos jovens que buscavam em prédios públicos conexão com a web. Com a implantação desse Projeto, o Município disponibilizará acesso à internet através de rede wireless gratuita. “Será uma ação conjunta que certamente será bem aceita pela população. Trará a juventude e as famílias para a praça”, avaliou Frazatto.

De acordo com o prefeito, o investimento mensal para colocar o sinal wireless na praça não trará ônus ao Município, eis que eventuais empresas que tiverem interesse em explorar esse serviço do Município fornecerá a rede wireless sem custos, em contrapartida poderão instalar antenas junto caixa de agua Municipal, devendo arcar com todos os custos de infraestrutura necessários para viabilizar esse projeto. “Todo município tem condição de fazer. E nós ficaremos contentes em poder alcançar, principalmente, as pessoas de baixa renda”, frisou o prefeito Frazatto.

A expectativa é que durante o horário comercial, sejam 2MB disponibilizados para uso, e segundo o Prefeito Frazatto, a ideia de direcionar a internet para os cidadãos deve servir de exemplo para os municípios do estado. “Mostra que é possível, com pouco investimento, conectar o cidadão ao mundo”, observou Frazatto.

Já o vice prefeito Otávio destaca que o objetivo da administração é ter a Cidade Digital e que mantém conversas com a secretária nacional de Inclusão Digital, Lygia Pupatto. O Município de Japurá buscará recursos junto ao órgão federal, no entanto ainda não foi contemplado na primeira fase do programa promovido pelo Ministério das Comunicações (MiniCom).