JAPURÁ É DESTAQUE DA REGIÃO EM GERAÇÃO DE EMPREGOS DURANTE O ANO DE 2015

 

Publicado em: 01/04/2016 15:51

Whatsapp

 

Durante o ano de 2015, Japurá foi o município, com menos de 10 mil habitantes, que mais se destacou na contratação de emprego formal. Foram 721 trabalhadores admitidos ao todo, segundo números divulgados pelo Ministério do Trabalho/Caged.

Esse grande aumento de postos de trabalho no município está diretamente relacionada às inúmeras obras públicas que vem ocorrendo no Município desde o início de 2013.

A formulação e implantação das políticas públicas iniciadas em 2013 têm proporcionado um enorme salto na qualidade de vida dos moradores. Os investimentos em obras públicas faz com que a cidade se torne cada vez mais atrativa, inclusive incentivando à vinda de novos investimentos privados no Município.

O Município de Japurá tem investido fortemente com ênfase na geração de renda e empregos para a população, em breve, o Município dará início a um novo parque industrial, em uma área adquirida em 2015 com recursos próprios, destinada à implantação de um parque industrial diversificado.

Essa política adotada traz muitos benefícios. O principal deles é a geração de emprego e renda. No entanto, as obras da prefeitura que estão sendo realizadas por toda a cidade também são responsáveis pela criação de centenas de novos postos de trabalho.

Apenas três das várias obras que estão sendo tocadas na cidade são responsáveis pela criação de mais vários empregos diretos no município. O Residencial Ângelo Frazatto, empreendimento habitacional com 250 unidades, a Supercreche e a rede de esgoto, também trazem um impacto sensível na economia do município pelo simples fato de darem prioridade à contratação de mão de obra local, sem falar das várias outras obras realizadas desde 2013.

DESTAQUE

Dentre as mais de 16 obras espalhadas por toda a cidade, um dos que mais se destacam na criação de novos postos de trabalho é o do programa “Minha Casa, Minha Vida Entidades”, do governo federal, no Residencial Ângelo Frazatto.

As 250 unidades habitacionais do projeto já foram responsáveis pela geração de 130 empregos diretos e cerca de 150 indiretos em diferentes fases da construção desse empreendimento, que no final de 2015 proporcionou à atual gestão o prêmio de reconhecimento de GESTOR PÚBLICO 2015. Segundo os responsáveis pela obra, existem postos criados na ponta dessa cadeia de empregos que nem chegam a ser computados, como os criados pelas empresas responsáveis pelas refeições e pela venda de materiais de segurança no trabalho.

O representante da agência do trabalhador de Japurá, Gerson dos Santos, ainda destaca que é difícil estimar um número correto de empregos indiretos criados por empreendimentos dessa magnitude. “Trata-se de uma imensa cadeia produtiva.É praticamente impossível sabermos, mas o benefício é de toda comunidade japuraense”, explica.

Parao vereador José Pirola, Japurá é um exemplo a ser seguido, “Japurá mostra que com trabalho e perseverança as coisa fluem”, destacou.

O Prefeito Orlando Frazatto também destacou o resultado positivo na geração de empregos durante o ano de 2015, atribuindo esses números ao empenho e dedicação de toda sua equipe de trabalho e confiança depositada na administração.

Se somente os exemplos acima são responsáveis pela geração de centenas de empregos diretos, já se pode imaginar quantos postos de trabalho, diretos e indiretos, as outras dezenas de obras espalhadas por todas as regiões da cidade impactam mensalmente na economia do município, gerando renda para toda comunidade japuraense.