13ª Conferência de Assistência Social do município de Japurá

Publicado em: 12/06/2023 13:20 | Fonte/Agência: Sec de Ass Social

No dia 07 de junho de 2023 foi realizada a 13ª Conferência de Assistência Social do município de Japurá, com carga horária de 4 horas de debates e explanações sobre temas pertinentes relacionados ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Neste importante momento de abrangência, tanto de servidores da área quanto da promoção do controle social através da voz ativa da sociedade civil, foram desenvolvidas diversas propostas que almejam aperfeiçoar as atividades da Assistência Social a nível municipal, estadual e federal. Tais propostas foram distribuídas por meio de cinco eixos temáticos, cujos desenvolveram cinco grupos de trabalho na Conferência, quais são:

Financiamento. Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;

Controle Social. Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

Articulação entre os segmentos. Como potencializar a participação social no SUAS;

Serviços, programas e projetos. Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS;

Benefícios e transferência de renda. A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Os referidos grupos de trabalho divididos entre os eixos supracitados foram estimulados diante do tema central da Conferência: “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, onde foi analisado o SUAS que temos contemporaneamente, com suas potencialidades e limitações, e o SUAS que queremos, traçando metas e objetivos para a evolução contínua desta importante e imprescindível Política Pública.

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Japurá foi bem sucedida no cumprimento de seus objetivos de, com a participação de vários segmentos da sociedade, conhecer, debater e propor melhorias para a Assistência Social, onde 126 cidadãos do município de Japurá compareceram e puderam contribuir para o aperfeiçoamento das ações da pasta de Assistência Social em Japurá, no Paraná e no Brasil, a fim de alcançarmos o SUAS que queremos e promover, cada vez mais, a garantia de direitos, a proteção de grupos vulneráveis e o desenvolvimento psicossocial dos cidadãos.