Prefeitura > História da Cidade

Japurá recebeu este nome devido ao fato de haver muito próximo da sede do Município, o córrego Japurá. Fundada em 28/11/1963, obteve emancipação em 13/12/1964. Localiza-se próximo ao Trópico de Capricórnio, à Noroeste do Estado do Paraná, zona fisiográfica do Ivaí. Japurá tem 165,184 Km² de área total. Confronta-se ao Norte com São Carlos do Ivaí, ao Sul com São Tomé, ao Leste com São Carlos do Ivaí e a Oeste com Indianópolis.

O abastecimento de água é realizado pelo SAMAE: Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, localizado à Rua São Januário, Jardim Modelo, Município de Japurá. O abastecimento de água atende aproximadamente 3.308 imóveis (3.172 imóveis residenciais, 101 imóveis comerciais e 35 imóveis públicos).

Por volta do ano de 1953, algumas clareiras abriram-se nas cercanias do local designado pelo nome Japurá . Após levantamentos e estudos das águas divisas de toda a área, realizados pelos Senhores Gregório Baranhuki e Genevino Costa, agrimensores da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, iniciou-se o desdobramento da área onde hoje está plantado o Município de Japurá, formado pelas Glebas Japurá e Jaracatiá, e sem sequer haver algum traçado das ruas, algumas clareiras foram abertas nas cercanias do local denominado Japurá. De cidade tinha apenas o nome.

Após a venda dos lotes rurais as atenções voltam-se para a execução e cálculo do projeto da Cidade de Japurá, com a comercialização dos lotes urbanos. As primeiras derrubadas foram feitas na parte oeste e sudeste do futuro município, de vez que os pioneiros tinham mais acesso dessa parte, pois a cidade de Jussara era o último reduto para os mesmos, enquanto Cianorte contava apenas com duas ou três "vendas" de secos e molhados e São Tomé só tinha uma picada central, que futuramente deu lugar a uma avenida principal. No mesmo ano, o Sr. Moisés Rodrigues estabeleceu uma venda em seu sitio. No mesmo logradouro, mais tarde foi construída uma igrejinha e uma escola. A primeira linha de ônibus deu-se nesse mesmo local, já que Japurá, até então não existia. No lugar designado pelo engenheiro chefe Vladimir Babkov da companhia Melhoramentos Norte do Paraná para ser construída a cidade de Japurá em fins de 1954, estabeleceu-se o Sr. Irineu Batista Câmara, primeiro morador da cidade e que seria também o primeiro prefeito.

Como agente corretor da referida imobiliária, ao Sr. Irineu B. Câmara foi fácil obter um pequeno terreno à esquerda de quem está chegando a cidade, vindo da estrada que liga São Tome a Japurá e estabeleceu uma venda de secos e molhados. Após a derrubada da mata no local da cidade, esse senhor mudou-se para o leste da cidade, na saída para Florai e São Jorge atual estrada porto velho. Outros vieram nos meses subsequentes, e assim se processou a ocupação da cidade.

Nosso Relevo pertence ao Terceiro Planalto Paranaense, subdivisão do Planalto Brasileiro Meridional; é de aspecto ondulado, sem grandes diferenças altimétricas que apresentam nossas terras. Nosso solo tem coloração arroxeada, e é formado a partir de rochas eruptivas básicas, com classes variadas. Em sua maior parte, é formado por solo de classe Latossolo Roxo, que por sua vez é constituído por solos minerais, não hidromórficos, com horizonte Blatossólico, formados a partir de rochas eruptivas básicas. Quando tínhamos matas, o município era todo coberto por mata tropical perenifólia, que são formadas por árvores de grande porte.   Hoje infelizmente não existe mais.